Home > Destaque > Conheça a lista dos 40 políticos que simbolizam a renovação da política em Goiás e são alternativas pra 2024 e 2026
Alexandre Baldy, candidato a senador pelo pP | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Conheça a lista dos 40 políticos que simbolizam a renovação da política em Goiás e são alternativas pra 2024 e 2026

A disputa de 2022 para o governo de Goiás parece “liquidada”. O governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, tende a ser reeleito no primeiro turno. Por isso já se discute o pós-2022, ou seja, as disputas de 2024 e 2026. Está longe? Está. Mas 2022 está jogando firmemente as próximas disputas. Vários políticos estão tentando se cacifar para o pleito de daqui a dois e a quatro anos.

Desde já, o candidato a senador Marconi Perillo, do PSDB, está se colocando para a competição seguinte, a de 2026. Mas o que a lista abaixo sugere é que há uma nova geração de políticos que pode superá-lo, até por ser mais moderna, dinâmica e conectada.

No próprio PSDB, se o tucano-chefe — que está se tornando um integrante da velha política — não lhes puxar o tapete, há nomes que representam a renovação, como Matheus Ribeiro, Valmir Pedro e Aava Santiago.

Daniel Vilela, Alexandre Baldy, Roberto Naves, Adriana Accorsi, Edward Madureira, entre outros, estão aí, chegando e dizendo: “Somos a renovação e exigimos passagem”.

1

Aava Santiago

Vereadora em Goiânia pelo PSDB. Pode ser a candidata do partido a prefeita de Goiânia em 2024. Embora Marconi Perillo também esteja de olho na Prefeitura da capital.

2

Adriana Accorsi

Deputada estadual pelo PT. Se for eleita deputada federal, e se Lula da Silva for eleito presidente, será um dos nomes forte da política goiana nos próximos anos.

3

Aleomar Rezende

O prefeito de Mineiros, filiado ao MDB, faz uma administração arrojada. Tende a ser reeleito em 2024.

4

Alexandre Baldy

Candidato a senador, ganhando ou perdendo, permanece forte na política nacional e local. É cotado para ser ministro a partir de 2023. É um articulador nato e um gestor experimentado, unindo sua experiência no setor público e no setor privado, o que o torna mais completo do que outros administradores. É presidente do partido Progressistas em Goiás.

5

Antônio Gomide

Foi prefeito de Anápolis e é deputado estadual pelo PT. Tende a disputar a Prefeitura de Anápolis em 2024. Mas planeja voos mais altos, inclusive um cargo de proa num possível governo de Lula da Silva.

6

Daniel Vilela

Ex-deputado federal, presidente do MDB em Goiás e candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado. Em abril de 2026, tende a assumir o governo e se tornará candidato natural à reeleição.

7

Delegado Waldir Soares

Deputado federal mais votado em duas eleições, é candidato a senador. Se eleito, estará cacifado para voos mais altos em 2026.

8

Diego Sorgatto

O prefeito de Luziânia, do União Brasil, faz uma gestão apontada como arrojada. Deve ir à reeleição em 2024 e em 2030 pode disputar mandato de governador ou de senador. Ou então de deputado federal.

9

Edward Madureira

Se eleito deputado federal, pelo PT, e se Lula da Silva for eleito presidente, é cotado para assumir o Ministério da Educação ou de Ciência e Tecnologia, o que o credenciará para voos mais altos na política do Estado, como uma candidatura a governador em 2026 ou 2030. Ele é gestor eficiente.

10

Felipe Cortês

Líder do Podemos, é articulado e agregador. Se for eleito deputado estadual, tende a disputar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em 2024. Ele está fortalecendo sua musculatura política.

11

Fernando Pelozo

O prefeito de Senador Canedo é equiparado ao ex-prefeito Vanderlan Cardoso. Ou seja, está inovando no município, o que o fortalecerá para pleitos futuros. Note-se que Vanderlan Cardoso, além de ter disputado o governo de Goiás, é senador. E começou no município da Grande Goiânia. Filiado ao PSD.

12

Flávia Morais

Baseada em Trindade, a deputada federal tem votos em todo o Estado. Em 2018, foi a segunda mais votada. É cotada para disputar a Prefeitura de Goiânia, em 2024. Líder do PDT.

13

Gracinha Caiado

Há quem aposte que pode disputar mandato de senadora em 2026. Ela gosta e entende de política (é uma articuladora hábil e agregadora). E é gestora e estrategista (antenadíssima). Filiada ao União Brasil.

14

Gustavo Mendanha

Mesmo se for derrotado em 2022, o ex-prefeito de Aparecida fará parte do jogo político dos próximos anos. De fato, se perder, sairá menor do pleito. Filiado ao Patriota.

15

Henrique Alves

O deputado estadual é uma das forças políticas mais expressivas do meio evangélico. Foi o mais votado em 2018. Filiado ao PSC.

16

Ismael Alexandrino

Se eleito deputado federal, o médico poderá se consagrar na política de Goiás. Filiado ao PSD.

17

Jânio Darrot

Há quem aposte que pode ser um candidato forte a prefeito de Goiânia em 2024. Deixou o Patriota. É cobiçado pelo MDB.

18

Jeferson Rodrigues

Candidato a deputado federal, o deputado estadual deve assumir o comando do Republicanos em Goiás, a partir de 2023. Evangélico, é pastor da Igreja Universal.

19

José Délio Júnior

O prefeito de Hidrolândia, filiado ao União Brasil, é tido como um administrador de primeira linha.

20

Lucas Antonietti

O prefeito de Águas Lindas, filiado ao Podemos, está renovando a política do município. Cobra-se apenas que seja mais presente na cidade.

21

Lucas do Vale

O médico, se eleito deputado estadual, é uma das apostas para o futuro. Ele é filho do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale. Há quem aposte que será um dos mais votados do pleito de 2022. Filiado ao MDB.

22

Lucíula do Recanto

Filiada ao PSD, é vereadora em Goiânia. É cuidadora de animais. Disputa mandato de deputada estadual em 2022.

23

Márcio Corrêa

Se for eleito deputado federal, credencia-se para a disputa da Prefeitura de Anápolis, em 2024. É ligado a Daniel Vilela.

24

Marden Júnior

O prefeito de Trindade, do Patriota, conseguiu o que parecia impossível: está substituindo Jânio Darrot sem deixar a peteca cair. É um gestor eficiente e moderno.

25

Marussa Boldrin

Candidata a deputada federal, pelo MDB, a vereadora é cotada para disputar a Prefeitura de Rio Verde em 2024.

26

Matheus Ribeiro

Se eleito deputado federal, o jornalista pode ser a aposta do PSDB para o governo de Goiás em 2026. Isto, claro, se Marconi Perillo deixar.

27

Pábio Mossoró

O prefeito de Valparaíso é um dos principais líderes políticos do Entorno de Brasília. Em 2026, deve ser candidato a deputado estadual ou federal. Filiado ao MDB.

28

Paulo Vitor

O prefeito de Jaraguá é apontado como um dos gestores mais eficiente do interior de Goiás. Filiado ao União Brasil.

29

Pedro Sales

O presidente da Goinfra é, acima de tudo, um gestor altamente eficiente. Em 2026, pode ser candidato a deputado federal. Também é cotado para ser o vice de Daniel Vilela. Pertence ao União Brasil. É o menino de ouro do governo de Ronaldo Caiado.

30

Rafael Gouveia

O deputado estadual, membro ativo da Assembleia de Deus, disputa, em 2022, mandato de deputado federal. Está em ascensão. Filiado ao Republicanos.

31

Renato de Castro

Candidato a deputado estadual, conseguiu um feito em 2020: seu candidato a prefeito derrotou o candidato da poderosa oligarquia dos Lage em Goianésia. Almeja, um dia, disputar o governo de Goiás. Filiado ao União Brasil.

32

Roberto Naves

O prefeito de Anápolis, eleito e reeleito, é um articulador e estrategista político do primeiro time. É cotado para voos altos em 2026. Pode ser candidato a senador, deputado federal ou vice-governador. Filiado ao pP.

33

Rogério Cruz

O prefeito de Goiânia é um craque. Diplomata, agregou uma base política ampla e administra a capital de maneira competente e tranquila. Os que acompanham sua gestão sabem que ajustou a máquina e está terminando as obras deixadas inconclusas. Tem perfil de estadista. Filiado ao Republicanos.

34

Romário Policarpo

O presidente da Câmara Municipal é um político ousado. Atualmente, é também vice-prefeito de Goiânia. O Patriota pode bancá-lo para prefeito ou vice-prefeito em 2024. É cobiçado tanto pelo MDB quanto pelo União Brasil.

35

Silvye Alves

Popular, a jornalista tem jeito e cara de líder. E fala muito bem. Se for eleita deputada federal, e com uma votação gigante, pode se cacifar para a Prefeitura de Goiânia em 2024. Filiada ao União Brasil.

36

Thaís da Aspaan

Vereadora em Anápolis, é candidata a deputada estadual. Tem discurso e é articulada. Filiada ao PP.

37

Valmir Pedro

O prefeito de Uruaçu, eleito e reeleito, deve ser candidato a deputado estadual ou federal em 2026. É um gestor eficiente e criativo. Há quem aposte que pode disputar o governo em 2026, se Marconi Perillo deixar. Filiado ao PSDB.

38

Vanuza Valadares

A prefeita de Porangatu é uma política articulada. Quem atrapalha é o marido, Eronildo Valadares, que coordena, nos bastidores, a campanha de Gustavo Mendanha no município. Vanuza, pelo contrário, é leal e apoia a reeleição do governador Ronaldo Caiado. Deve trocar o Podemos pelo pP.

39

Vivian Naves

Não se enganem: a jovem não é apenas a mulher do prefeito de Anápolis, Roberto Naves. Ela é articulada, carismática, diplomática e trabalha firme na área social da prefeitura. Tende a ser uma das mais bem votadas para deputada estadual. Filiada ao pP.

40

Zacharias Calil

O médico e deputado federal, o terceiro mais votado de 2018, é cotado para obter uma votação gigante em 2022. Há quem aposte que será candidato a prefeito de Goiânia em 2024. Mas também pode ser candidato a senador ou governador em 2026. É filiado ao União Brasil.

FONTE: JORNAL OPÇÃO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.