Eduardo de Carvalho / Goiás Online – Nas eleições deste ano de 2022, Inhumas terá pela primeira vez na sua história politica, oito candidatos disputando cargos de deputado, sendo quatro postulantes ao cargo de deputado federal e quatro a estadual, segundo fontes do Tribunal Superior Eleitoral.
Na opinião de alguns palpiteiros, essa grande quantidade de candidatos se deve ao declínio das duas principais forças politicas no município, entenda-se grupo do ex-deputado federal Roberto Balestra e do ex-deputado estadual José Essado que ao longo de décadas ditavam as regras.
Vamos então à lista de candidatos a deputado federal:
Pelo Podemos, temos o nome do vereador Paulo Pedrinha, que apesar de ser um dos aliados fiéis ao grupo politico de José Essado, não será apoiado pelo grupo que fechou com a Flávia Moraes (PDT).
Pelo Partido Social Democrata (PSD), temos a vereadora Sandra Gadia. A candidata é esposa do ex-vereador Fernando Gadia e fará dobradinha com Lucas Calil a estadual. Ela é do mesmo partido do prefeito Dr. João Antônio.
Pelo Progressistas (PP), a DRª Fabiane Leão sai candidata a deputada federal e com o apoio de Roberto Balestra e escancarando o racha entre o PP de Balestra e PSD de João Antônio. Ela que é vice-prefeita de Inhumas e esposa do empresário Celsinho da Garagem.
O AGIR lançou o nome do ex-vereador Cido do Moto Táxi que conta com o apoio do vereador José Rui que é filiado a sigla. Cido também não conta com o apoio do grupo de Essado, mas segundo ele, a população o apoia. “Tenho o apoio da população”, e promete continuar defendendo o servidor público.
Vamos então à lista de candidatos a deputado estadual:
Pelo Partido Liberal (PL), temos o nome do professor Reginaldo Pacheco que é vereador pelo segundo mandato e também se candidata a deputado estadual pela segunda vez; é apoiador ferrenho do presidente Jair Bolsonaro. Ele conta com o apoio total do presidente da sigla em Inhumas, Dr. Valdir J. Ribeiro.
Pelo Solidariedade, Irondes Boidadeiro se apresenta como candidato a deputado estadual e é autor de um projeto importante na área da educação, que é o “Projeto de Lei Segurança nas Escolas”. Candidato pela primeira vez, segundo ele, conta com o apoio de adeptos das cavalgadas da região.
Pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), o empresário da área da confecção Weber Enxovais coloca o nome a disposição do eleitor. Weber é suplente de vereador e como empresário, gera muitos empregos em Inhumas.
Pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), temos Hedis do Esporte que está em seu segundo mandato de vereador e pela primeira vez se candidata a deputado estadual. É muito popular e deverá contar com apoio significativo da população, sobretudo dos esportistas.
Nesta lista não podemos esquecer-nos de mencionar os nomes dos deputados Lucas Calil e Delegado Humberto Teófilo que apesar de não residirem em Inhumas, mantém influencia politica muito forte com o município, inclusive com o aporte de emendas parlamentares.

Fotos: TSE – deputado estadual Lucas Calil e Delegado Humberto Teófilo
Pelo Movimento Democrático Brasileiro, (MDB), Lucas Calil busca a sua reeleição e pelo Patriota, o delegado Humberto Teófilo busca uma vaga a Câmara Federal.